cilindros e prismas
Plano de Ação 2
Monica de Carvalho Castilho
Regional Serrana I
Tutor eu não sei quem será meu tutor (tive problemas com a plataforma e hoje é meu segundo dia de acesso e ainda não tive nenhuma orientação e nem acesso aos fóruns)
INTRODUÇÃO Os cilindros e prismas serão o objeto de estudo escolhido para nosso plano de ação, explorar as figuras que remetem a essas formas e estimular a identificação das formas pelos alunos em objetos do cotidiano e posteriormente estimular e direcioná-los na planificação desses sólidos para que possam não só ser visualizados, mas manipulados. Utilizaremos cópias das planificações em papel 150 gramas, tesoura, régua e cola.
DESENVOLVIMENTO Em primeiro lugar descreveria o que são prismas e cilindros, suas características, expondo figura em 3D para que torne visual a apresentação desses sólidos, depois pedir para que os alunos façam a leitura das páginas 79 e 80 do material do aluno, poderia também fazer essa leitura junto com eles e discutir com eles e estimulá-los a lembrar e fazer referencias a objetos que tem esses formatos. Remeter os conceitos de aresta, base, vértice... Duração 2h/aula. Num segundo momento distribuir as planificações aos alunos, juntamente com tesoura, régua, cola, e orientá-los a construir esses sólidos. Depois no quadro uma proposta de preencher uma ficha com as características de cada sólido construído, quantas arestas, vértices, bases e discutir com eles as semelhanças e diferenças desses sólidos. Duração 2h/aula.
MATERIAL DE APOIO O material de apoio utilizado seria o material do aluno para leitura.
VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO/ AVALIAÇÃO A verificação do aprendizado nesse caso pode ser observada pelo professor no decorrer da aula e na atividade de preenchimento das fichas com características do sólido, ou mesmo estimular com intenções opostas, ou seja, afirmar que um objeto seja o que não é e esperar que os alunos