Ciencias
As plantas fazem, entre outras coisas, a fotossíntese, absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio.
Os animais são agentes polinizadores, garantindo a germinação de novas árvores.
Um beneficia ao outro, e todos são beneficiados. Por isso é tão importante a proteção ambiental.
Cavalos, por exemplo, são muito utilizados como meios de transporte. Além disso, ajudam o homem do campo em serviços mais pesados, como para puxar carroças e arados. Já os bois e vacas, além de alimentos, como a carne e o leite, podem também nos fornecer o couro.
Outros bichos também são usados para a alimentação. São eles: os porcos, bodes e galinhas. Estas últimas podem produzir ovos, alimento este que faz parte do cardápio de muitas pessoas, todos os dias. Para a fabricação de roupas e tecidos em geral, pode ser utilizada a lã, retirada geralmente das ovelhas. Além disso, há a seda, fabricada a partir dos casulos de uma espécie de mariposa, chamada de bicho-da-seda.
As abelhas são outros animais muito significativos para nós. Elas produzem o mel e o própolis, muito utilizados para combater e tratar de gripes, resfriados e problemas de garganta.
Além disso, ao visitarem diversas flores, as abelhas levam em seus corpos o grão-de-pólen, ajudando na reprodução de diversas plantas. Esse fenômeno é chamado de polinização.
A polinização é feita por muitos outros animais. Um deles é o morcego. Ele é capaz de polinizar um número enorme de vegetais. Além disso, como a maioria deles se alimenta de frutos, eles espalham as sementes por vários ambientes, fazendo com que novas plantas nasçam.
Certos morcegos, assim como alguns anfíbios e lagartixas, alimentam-se de muitos animais invertebrados, inclusive de mosquitos que podem provocar doenças. Assim, podemos compreender que esses