Ciencias
Trabalho de Ciências Sociais
Andrea Cazé Medeiros
RA 6818432458
Comparação entre o texto proposto: ( Karl Marx, Teorias da mais valia) citado por Vinicius Caldeira Brandt O trabalho Encarcerado, Rio de Janeiro: Forense. P.36-7 e Durkheim Emile ( 1971) As regras do Método Sociológico. Sã0 Paulo, Nacional, p.58-8
O texto de Karl Marx reproduz a relação de produção, sinalizado através da existência de classes sociais onde os conflitos tornam-se ações determinantes para mudanças históricas.
O modo de produção capitalista segundo Marx constituída na venda da força de trabalho , senhores de terras, servos, burguês, assalariados, marcados pela opressão de uma a outra, pela exploração de uma sobre a outra, ou seja, na visão de Marx o crime é uma forma de produção onde garante a existência do direito penal, do professor que produz cursos de direito penal e onde este mesmo professor lança no mercado suas aulas como mercadoria, sendo assim o crime é propulsor de novas categorias profissionais .
Para justificar e fazer com que a sociedade aceite esta teoria, Marx nos mostra como o Estado age em nome do interesse geral , o que deveria ser com base na estrutura econômica .
Durkheim buscou sua explicação para o crime ressaltando que o mesmo era uma consequência de relação social, tudo vem a partir de valores e regras, os fatos sociais da época marcavam pessoas que passavam maior parte do tempo no meio industrial onde este meio estava escasso de valores morais, para Durkheim, para estabelecer a saúde da sociedade era necessário criar novos hábitos e comportamentos, um contexto baseado em valores e integração social, mantendo assim a manutenção e preservação da ordem.
Para Durkheim o fato social as maneiras de pensar, agir e sentir exercem influência ao individuo, estes fatos já existem mesmo antes do nascimento do mesmo e permanecem atuando sobre ele, com isto ele propõe em sua teoria que o crime é um fator social normal e que