ciencias do ambiente
Além desse relatório, uma matéria publicada no MIT News prevê uma elevação de temperaturamedia do planeta entre 3,5°C e 7,4°C em 2100. Caso fossem implementadas fortes politicas para redução das emissões, esse valor decairia.
As evidencias cientificas reforçam a necessidade de adoção de politicas mais eficazes para a redução da concentração da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera.
Espera-se uma ampla disputa politica em Copenhague, já que vários países não pretendem mudar de posição até a COP, que é uma estratégia de negociação. A união europeia defendeu uma redução ainda maior das suas emissões e até propôs um desafio: poderia diminuir ainda mais esse percentual se países como EUA, China, India e Brasil tivessem o mesmo compromisso.
A australia foi um dos últimos países a ratificar o protocolo de Quiotoe recentemente se comprometeu a reduzir em 25% suas emissões de gases de efeito estufa em relação a 2000.
CAMINHO DE BALI:
Dificilmente se enxergam os EUA, o Brasil, a China e a India com metas globais e compromissos de redução de emissões nos moldes de Quioto. Uma forma mais fácil de haver evolução é através de ações de caráter interno e no âmbito internacional, dentro do Caminho de Bali.
As discussões sobre a implantação das NAMA estão sendo conduzidas. Isso envolve regras de implantação e potenciais formas de registrar essa NAMA, como as possibilidades de inclui-la como um mecanismo de flexibilização.
Esse caminho é uma alternativa seria e viável de reduzir as emissões no mundo através do compromisso de um maior numero de países com temas críticos.
Os grandes direcionadores dessas posições serão China e EUA, porque são os maiores emissores e as grandes potencias mundiais. O movimento interno norte-americano deve refletir em compromissos internacionais no longo prazo. A