Ciencias do ambiente
(CNUMAD-92)
Grupo:
Caio Fraça
Fernando H. Correia Leite
Milena Ramos da Costa
Nikolas Hans Dauer Strobele
Introdução
*Neste trabalho vamos apresentar a CNUMAD,os documentos resultantes de sua realização e a repercussão do conceito de desenvolvimento sustentável nas discurssões que ela abrigou. Antes disso, iremos trazer um balanço sobre este conceito, partindo de sua origem até as posiçoes mais críticas a ele. Destacamos ainda o conceito de segurança ambiental global, que também permeou as dircussões no Rio de Janeiro, em 1992.
CNUMAD
*A segunda grande reunião das Nações Unidas sobre o ambiente surgiu de uma deliberação da sua Assembléia Geral, em 1998. Na ocasião , as preocupações dirigiam-se para o desenvolvimento aliado à conservação ambiental. A reunião deveria ocorrer até 1992, na forma de Conferência.
*O Brasil foi escolhido como sede em 1989, dentre as razões que determinaram a escolha do país estavam a devastatação da Amazônia e o assassinato do líder sindical e ambientalista Chico Mendes, em 1989. Assim, a escolha do Brasil representaria uma forma de pressão velada à diminuição das queimadas e pela prisão dos mandantes da morte do líder sindical.
* A CNUMAD estabeleceu um discursso alarmista , elaborado por Maurice Strong – o secretário Geral da União -afirmando que aquela seria a ultima oportunidade de “salvar a Terra”, como a mensagem publicitária “Em nossas mãos”. Com o objetivo de chamar a atenção dos chefes de Estado.Pelo menos do ponto de vista de mobilização de estados a CNUMAD foi um sucesso dela participaram 178 Estados- nação, dos quais 114 foram representados pelos seus respectivos Chefes de Estado.
* O objetivo da CNUMAD foi o estabelecimento de acordos internacionais que medissem as ações antrópicas no ambiente. Eles tratavam das mudanças climáticas globais e do acesso e manutenção da biodiversidade , na forma de