Resenha - avaliação educacional
Aluna: Bruna Cristina Silva Soares
Texto: SOMERA, Elizabeth Abelama Sena. Reflexões sobre vertentes da avaliação educacional.
Resenha Crítica
Grande paradigma é o ato de avaliar, pois o que acontece na realidade é uma mudança muito tímida sobre os métodos avaliativos utilizados. O imperialismo do valor da medida acontece em grande maioria das instituições escolares, a velha, objetiva e temida prova assusta os alunos que coloca as notas como principal meio de dimensionar o que os alunos de fato estão aprendendo. Mas com pensamento otimista o pouco que se fez, existem diversas experiências de utilização de instrumentos mais sintonizados com a realidade. O texto visa ampliar os conceitos estabelecidos pelos métodos avaliativos, concedendo ao assunto a importância de relacionar a avaliação aos objetivos educativos.
Vejo a avaliação como um piloto de um grande Navio em batalha, navegando no mar das aprendizagens. Seu papel também nesta pilotagem é fazer com que os tribulantes, nós educadores, estejam cada vez mais bem-armados para compreender os obstáculos e as resistências às aprendizagens, para avaliar de maneira mais precisa tanto as aquisições quanto as maneiras de aprender, coso contrário seria um naufrágio de uma democratização dos saberes escolares. Para que tudo isso aconteça a escola deve estar preparada para as mudanças e modernizar o processo de ensino-aprendizagem, não estabelecendo ao ato de avaliar antes de tudo para informar aos pais. Tal afirmativa nos leva a crer que escola é um banco de dados e se não existe pais não precisaria avaliar.
O texto nos faz refletir sobre o processo histórico construindo a identidade da avaliação da aprendizagem, cada conceito revelado no texto implica na avaliação que temos hoje, às vezes com mistura de características ou mediada por terceiros. Enfim, na maioria o que acontece é que os alunos não tem aprendido aquilo que as escolas pensam estar ensinando pelo equívoco do