Ciencia e Senso Comum
O Senso Comum é um conhecimento que se baseia no cotidiano, é passado de geração para geração, que não possuí uma sistematização.
Ciência é um tipo de conhecimento, que tem linguagem rigorosa, é de conjunto, é radical, vai em busca de uma investigação dos fenômenos da realidade com rigor ao objetivo. Exigi métodos e técnicas especializados.
Psicologia
Todo conhecimento tem origem filosófica, a psicologia surge também da filosofia.
A psicologia busca entender o ser humano, objeto de estudo o homem, o psiquismo do homem.
Porque a psicologia pode ser psicologias?
Porque o homem e seu psiquismo pode ser estudado de várias formas dependendo do objeto de estudo, da teoria adotada seja de Behaviorismo (que estuda o comportamento), seja a de Gestalt (que estuda a percepção) ou da psicanálise (que estuda o inconsciente).
Inatismo
O Inatismo é uma teoria que existe uma determinação biológica (genética), que tem uma idéia de que existe um determinismo biológico ou seja características hereditárias e genéticas que são determinantes para o desenvolvimento e apredizagem do indivíduo, está teoria defende que a um determinismo biológico pela genética e pela hereditariedade.
Ambientalismo
Dá uma enorme importância ao ambiente ao desenvolvimento humano, esta idéia tem origem no empirismo, corrente filosófica que enfatiza a experiência como fonte do conhecimento sendo possível controlar fatores de desenvolvimento por meio de manipulação.( O homem é fruto do meio)
Seu principal precursor foi o norte americano Skinner que propôs a construir uma ciência do comportamento defendendo a idéia de mediação, desconsiderando raciocínio, desejos e fantasias.
Skinner e seus defensores crêem que o indivíduo sempre tentará aumentar prazeres e diminuir dores, para criar um determinado comportamento.
A principal crítica é que a concepção ambientalista vê o homem como um ser passivo, que pode ser controlado e manipulado pela simples alteração do ambiente.