Ciência e Senso Comum
Ciência é uma palavra que deriva do termo latino “scientia” cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.
A ciência, em geral comporta vários saberes nos quais são elaboradas suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos.
SENSO COMUM
O senso comum é visto como um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar conhecimentos usados no nosso cotidiano. É um saber subjetivo e acrítico (não refletido e examinado), onde não é necessário um parecer científico para comprovar o que é dito. Engloba costumes, hábitos, tradições,crenças, etc. O senso comum é um conhecimento que se adquire sem estudos ,ou seja, sem investigações.
Observa-se a diferença entre ciência e senso comum:
No senso comum adquire o conhecimento sem estudos, ou seja, sem investigar e na ciência busca-se sempre a comprovação científica, ou seja, implica investigações.
O senso comum passa de geração a geração sem questionamento. Por exemplo:
Se alguém disser que a água do mar é azul ou verde, as pessoas irão concordar. A água do mar é azul e pronto. As pessoas se preocupam com tantas coisas no dia-á-dia , que não se questionam quanto aos fenômenos naturais. Já a ciência usará estudos científicos e provará que na realidade a água do mar é incolor e só fica azul por causa do reflexo do céu.
RESUMO:
O senso comum é superficial,onde se conhece os fenômenos e muitas vezes desconhece suas verdadeiras causas, onde não se questiona o porquê das coisas. Conhece-se a expressão “é assim”, mas não o porquê de ser assim.