Citologia
MÓDULO 01 – BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Introdução: Uma vista Panorâmica sobre a Estrutura, Funções e Evolução das Células.
Existem apenas dois tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes
A microscopia eletrônica mostrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariontes (pro, primeiro, e cario, núcleo), cujos cromossomas não estão separados do citoplasma por membrana, e as eucariontes (eu, verdadeiro, e cario, núcleo), com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
Observação: Embora a complexidade nuclear seja utilizada para dar nome às duas classes de células, há outras diferenças importantes entre procariontes e eucariontes.
As células procariontes são pobres em membranas
As células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membranas, que, nelas, quase se reduzem à membrana plasmática. Ao contrário do que ocorre nas células eucariontes, as procariontes não possuem membrana separando os cromossomas do citoplasma. O seres vivos que têm células procariontes são denominados procariotas, compreendendo as bactérias (as cianofíceas ou algas azuis, também são bactérias).
As células eucariontes são compartimentadas
Estas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas – o citoplasma e o núcleo – entre as quais existe um trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática, e o núcleo, pelo envoltório nuclear (a carioteca). Uma característica importante das células eucariontes é sua riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas e às diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentos. A célula eucarionte é como uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem etc. Além de aumentar a eficiência, a separação das atividades permite que as células