Ciencia e Realidade
"Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimentos." - Carl Sagan quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Gerando energia com um LED comum e lendo a tensão com Arduino UNO R3
Gerando energia com um LED comum.
Primeiro vamos esclarecer que um LED não gera energia, porque ela não pode ser gerada, mas transforma a energia luminosa (proveniente do sol, ou fonte de luz forte) em energia elétrica.
Bom, que um LED comum gera energia quando exposto a uma forte fonte de luz (principalmente a luz solar) não é uma novidade. Mas acredito que ninguém ainda mediu essa tensão utilizando o arduino. Pelo menos eu não sei de ninguém ou algo na rede nesse sentido. E acredito que seja uma experiência válida para todos, pois como fica fácil deduzir além de gerar tensão podemos utilizar o LED como sensor, enviando determinado comando para um dos pinos ativando um alarme por exemplo assim que deixar de gerá-la.
Então vamos a experiência de leitura da tensão gerado por LED no arduino.
Primeiro, como isso ocorre? Simples de entender, por que se em todo material semicondutor (que recebe este nome por não ser totalmente isolante como a borracha, nem tão bom condutor como a prata por exemplo) for adicionado um átomo diferente ele terá suas características modificadas. Exemplo de um átomo de fósforo inserido em um cristal de silício, assim haverá um elétron a mais nessa rede. que poderá se mover por não estar ligado fortemente ao átomo. Possuindo então elétron (ou elétrons) em excesso é denominado de um condutor tipo n.
O oposto também vale, como uma átomo de gálio inserido no silício, assim faltará um elétron (formando um “buraco” na rede), e será denominado um condutor tipo p.
É por isso que conhecemos transistores do tipo npn, pnp... Há, entendeu agora...
Muito bem. O LED é uma junção pn.
A luz é constituída de fótons, quando estes incidem sobre a junção pn penetram sendo absorvidos pelos elétrons da banda de valência