cidades egipicias
Algumas cidades tiveram especial importância no Egito Antigo dentre elas podemos citar:
Abidos: Capital do 8o. nomo do Alto Egito, não muito distante de Thinis, e próximo a presente cidade de Girgeh. Abidos foi restaurado por Ausar-Tesen e outros faraós como Seti I, local de ritos de Osiris. Em Abidos os grandes mistérios da paixão de Osiris era celebrado todos os anos, culminando com o festival do Khoyak (no fim de dezembro)
Aswan: é o nome moderno para a Antiga cidade de Sunu, ou Syene para o gregos.
No período Saita , Sunu (Aswan) foi trocada por Abu (Elephantine) como capital do 1o. nomo do Alto Egito.
Asyut (Lycopolis): a antiga Siut, é a cidade do Chacal Sagrado Anubis. Nas montanhas de Asyut numerosos poços foram encontrados cheios com múmias de lobos e chacais.
Este nomo e o nomo de Unu foram trocados sob o reinado de Akhenaton pelo nomo Kut-n-Aten (Amarna).
Busiris - Com o nome grego de Pa-Ansar ou Bus-Osiris era escrito Djedu em Egípcio Antigo ( o hieróglifo que contém o pilar de Djed). Busiris era o nono nomo do Baixo Egito e é o mais antigo santuário de Osiris. O neter original era Andjty. Andjty tornou-se Osiris que representava o mesmo principio do caracter ocidental com os mesmos símbolos.
O templo de Busiris era destinado a Isis para lamentar por Osiris.
O Osiris de Busiris era o neter do Amenti, também personificado pelo Sol em sua viagem noturna, com o principio do perpétuo retorno da terra.
Buto: Nos tempos antigos era conhecido como Per Wadjet, nome sagrado da metrópole da 19o. nomo do Baixo Egito conhecido como Ammt , ou cidade das sobrancelhas.
A cidade de Buto era dividida em dois distritos Pe e Dep, cujos moradores brigavam entre si pela disputa de certas cerimônias ocasionais, como a re-ereção do Djed.
Buto era importante por causa da sua proximidade com a ilha de Shemnis.
A lenda conta que a ilha flutuava nos pântanos onde Horus nasceu.
A cidade de Buto foi mais tarde adotada pelos