Religi o Carlos
CARLOS VINICIUS, GABRIEL SILVA
IZABELLA RIOS ,NATÁLIA SILVA, POLIANA RIOS.
1°M05
EGITO ANTIGO
RELIGIÃO
VILA VELHA
JULHO DE 2015
INTRODUÇÃO
O trabalho ressalta a religião no Antigo Egito, como ela é interagida na sociedade egipicia antiga. A fé egípcia baseava-se na acumulação desorganizada de mitos antigos, culto à natureza e inumeráveis divindades. No mais influente e famoso destes mitos desenvolve-se uma hierarquia divina e se explicava a criação do mundo. Nesse trabalho veremos um pouco de como a religião auxilia na cultura egipicia.
RELIGIÃO
No Egito Antigo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estas divindades possuíam algumas características (poderes) acima da capacidade humana. Poderiam, por exemplo, estar presente em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas (até mesmo de animais) e interferir diretamente nos fenômenos da natureza. As cidades do Egito Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.
A religião no Antigo Egito refere-se ao complexo conjunto de crenças religiosas e rituais praticados no Antigo Egito. Não existiu propriamente uma religião egípcia, pois as crenças - frequentemente diferentes de região para região - não eram a parte mais importante, mas sim o culto aos deuses, que eram considerados os donos legítimos do solo, terra que tinham governado no passado distante.
PRINCIPAIS DEUSES DA RELIGIÃO EGIPICIA
Conheça abaixo uma relação das principais divindades do Egito Antigo e suas características. Nome do deus(a) - O que representava Rá - Sol (principal deus da religião egípcia) Toth - sabedoria, conhecimento, representante da Lua Anúbis - os mortos e o submundo Bastet - fertilidade, protetora das mulheres grávidas Hathor - amor, alegria, dança, vinho, festas Hórus - céu Khnum - criatividade, controlador das águas do rio Nilo Maet - justiça e equilíbrio Ptah -