introdução
A mais antiga época do Egito era um período de consolidação. Dois reinos separados desenvolveram-se e competiram para ter o poder ao longo do rio. Acreditavam em Deuses e sua economia era toda baseada no rio Nilo.
O RIO NILO E SUA IMPORTÂNCIA:
O rio Nilo corresponde a um importante rio africano que deságua no mar Mediterrâneo, sua bacia hidrográfica abriga vários países do continente africano como Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.
Nos períodos de cheias as águas do rio levavam consigo uma grande quantidade de sedimentos que eram distribuídos ao longo de suas margens, assim, quando chegava a época das vazantes, as águas abaixavam e deixavam no solo uma enorme quantidade de nutrientes importantes para sua fertilidade, como o húmus. A partir desse processo natural essa sociedade pôde desenvolver o cultivo de cereais que compunham a alimentação.
SOCIEDADE EGÍPICIA
A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
ESCRITA EGÍPICIA
No Egito Antigo a escrita mais usada era conhecida como escrita hieroglífica, pois era baseada em hieróglifos. Estes eram desenhos e símbolos que representavam idéias, conceitos e objetos.
ECONOMIA
A agricultura foi a principal atividade econômica do Egito Antigo. Porém, os egípcios também se dedicaram ao artesanato, pecuária, pesca, caça e extração mineral. Praticaram também o comércio exterior com outros povos.
O vale fértil do rio Nilo ofereceu excelentes condições para a prática da agricultura.
Os egípcios criaram animais para o fornecimento de carne e também para o transporte de cargas
A pesca era realizada no rio Nilo, que oferecia grandes quantidades de tilápia, carpa e pescada.
As