serviço social
O modo de pensar e como pensamos é o que se dá a grande importância da raça humana somos os únicos seres na terra com a capacidade de pensar e de agir. E por conta disso temos muitas teorias e doutrinas que considera que as características culturais são determinadas hereditariamente, pressupondo que todo o tipo de racismo seja ele contra raças, tipo físico, mentais, com indivíduos, grupos sociais ou população, etc,seja uma característica hereditária.
No nosso ponto de vista em alguns casos podemos dizer que sim, mas em outros o individuo ao longo da vida por algum motivo vai criando certas características racista, que não trabalhada se torna um grande problema.
O Brasil é bem conhecido exteriormente por suas leis, que por sinal são bem elaboradas, uma dessas leis é contra o racismo. Segundo a constituição brasileira o crime racial é inafiançável, porem a mesma lei não é bem executado, pois aqueles que cometem o crime e pagam fiança ficam livres. Portanto mesmo a lei constando no papel a aqueles que não a aplicam corretamente.
Em uma visão geral não vemos motivos para nos diferenciar de ninguém se o que conta é a capacidade de pensar, e seja como for ou que cor temos desde que somos raça humana temos a mesma capacidade.
Portanto o trabalho tem que ser feito preventivamente na alfabetização das crianças em escolas, projetos, cursos, etc.para que cresçam consciente da importância psicológica que tem o racismo na população, principalmente no Brasil onde se concentra uma das maiores misturas entre raças e tipos de pessoas físicas e social. Pois o racismo é um fator que traz muito sofrimentos a varias pessoas inocentes. Porem se nos dedicarmos em tratar o próximo seja ele como for ou em que situação esteja como igual e ensinar o respeito a nossas crianças teremos um enorme avanço e participação na mudança do nosso pais.