Cidadania
Introdução
O nosso tema é a cidadania, nós vamos falar dos direitos conquistados pelos cidadãos, ao longo destes anos, desde as suas origens até à actualidade.
É muito importante para a nossa sociedade saber viver em cidadania - o que é ser cidadão e os seus direitos. É nosso objectivo com este estudo, aprofundarmos conhecimentos sobre a história e os valores da cidadania. O que era ser cidadão, quais eram os direitos e os deveres que tínhamos na sociedade no nosso país, desde o início do século passado até agora, passando por várias mudanças, em diversos factores como a política, civil, económica e social.
Desde a ditadura, no tempo do Estado Novo - como eram os direitos e os deveres dos cidadãos, até á Revolução do 25 de Abril.
O que mudou na cidadania com o estado democrático, até aos dias de hoje, quais os seus valores e a sua importância na sociedade.
O que se faz, como se faz, e o que é a cidadania em Portugal.
.Onde teve origem:
A origem da cidadania vem da Grécia há cerca de 2500 A.C anos. Os Gregos eram Nómades e foram se fixando em locais e dedicavam-se á agricultura e á pecuária. As cidades que se chamavam de POLIS (cidades-estado na Grécia antiga) foram formando autonomia política. Cada cidade funcionava como País e faziam as suas próprias leis. Quando era apenas um individuo que governava essa cidade davam o nome de Monarquia, quando era um grupo chamavam de Aristocracia. Clístenes no ano 500A.C modificou a lei dividindo a cidade em unidades onde todos os cidadãos se reuniam em Assembleias para aprovar as leis. É dai que vem a origem da Democracia, as decisões eram tomadas em assembleias onde os homens afirmavam as suas convicções, porque todos os que quisessem podiam falar para a POLIS. Havia a participação de homens livres na política onde as suas funções eram afirmar os direitos e deveres. Esta forma de governar era uma democracia direta ou participativa porque havia participação direta do cidadão com a administração.