Cidadania
O ano de 1986 é caracterizado com grande otimismo para a elaboração da nova Constituição, promulgada em 1988, que ampliou a participação eleitoral dos brasileiros, eliminando os obstáculos para os analfabetos, além de ter criado um novo critério para a idade do voto.
O fim do regime militar e o início da redemocratização, não significou uma solução aos problemas de corrupção no Brasil. A persistência dos problemas sociais, na década de 1980, contribuiu para a insatisfação popular e para contê-la, o Estado procurou as soluções por meio de figuras messiânicas. As expectativas populares são foram direcionadas a um líder carismático, apresentado como um messias salvador, desvinculado das velhas práticas políticas de corrupção. O Brasil teve pelo menos três presidentes com traços messiânicos e eleitos pelo voto popular, a saber, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Fernando Collor. Em comum, estes não terminaram o mandato.
Fernando Collor de Melo, conforme está explicitado no documentário2 apresentou muitas propostas. Entre elas estava à redução do papel do Estado, a eliminação da inflação e o apoio às empresas brasileiras para se tornarem mais eficientes e competitivas perante a concorrência externa. A campanha política de Collor utilizou métodos inovadores de comunicação, construindo uma imagem pública de um campeão da