cidadania
Instituto Teológico
Curso Livre em Teologia ( Noite) – Cidadania
24/09/2013
RESUMO
Neste estudo veremos a História da cidadania confunde-se em muito com a história de lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é uma referencia de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade,melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja da opressão e de injustiças contra uma maioria dessasistidas e que não se consegue fazer ouvir exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada..
Palavras-chave: Cidadania; Direitos ; Deveres.
1-INTRODUÇÃO
No discurso corrente de políticos, comunicadores, dirigentes, educadores, sociólogos e uma série de outros agentes que, de alguma maneira, se mostram preocupados com os rumos da sociedade, está presente a palavra cidadania. Como é comum nos casos em que há a super exploração de um vocábulo, este acaba ganhando denotações desviadas do seu estrito sentido. Hoje, tornou-se costume o emprego da palavra cidadania para referir-se a direitos humanos, ou direitos do consumidor e usa-se o termo cidadão para dirigir-se a um indivíduo qualquer, desconhecido.
De certa forma, faz sentido a mistura de significados, já que a história da cidadania confunde-se com a história dos direitos humanos, a história das lutas das gentes para a afirmação de valores éticos, como a liberdade, a dignidade e a igualdade de todos os humanos indistintamente; existe um relacionamento estreito entre cidadania e luta por justiça, por democracia e outros direitos fundamentais asseguradores de condições dignas de sobrevivência.
É um elemento constitutivo do dinamismo cristão. Podemos definir política como conhecimento sobre as coisas da cidade e Teologia da Política investiga a conexão entre política e religião.
2-TEOLOGIA DA POLÍTICA
A teologia