Cidadania
Penildon Silva Filho
Professor da Faculdade Baiana de Ciências - FABAC
E-mail:penildonsilvafilho@yahoo.com.br Telefone: 0XX71-9121-9282
Zélia Paim
Professora da Faculdade Baiana de Ciências- FABAC
Telefone: 0XX-21-369-1176
Resumo
A atividade de extensão universitária Direito e Cidadania Ativa, do Núcleo de Extensão do Curso de Direito da Faculdade Baiana de Ciências (FABAC), tem o objetivo de estabelecer uma relação de ensino e pesquisa da faculdade com a comunidade gerando atividades educativas, científicas e culturais para transformar o ethos acadêmico, lhe proporcionando uma formação teórica e prática de caráter humanista, crítica e transformadora. A atividade contou com uma preparação teórico-metodológica, o estabelecimento de uma parceria com a comunidade que estimulasse a atuação da mesma e dos discentes e a elaboração e implementação de um plano de ações de quatro núcleos temáticos: Estatuto da Cidade, Estatuto da Criança e do Adolescente, Geração de trabalho e renda e Direito à Saúde. A metodologia usada foi da pesquisa ação.
Preparação teórico-metodológica
O conceito de extensão esteve por muito tempo ligado ao assistencialismo da comunidade universitária à sociedade ou então a uma visão salvacionista que deveria ser implementada pela universidade para tirar as pessoas que não estivessem nela de uma situação de ignorância e de desconhecimento. Muitas iniciativas foram implementadas, tanto pelas áreas de saúde, de exatas, humanas ou de artes das universidades quanto por iniciativas interdisciplinares, que marcavam sua opção teórico-metodológica por uma assimetria de poder e de saber, quando a universidade deveria “salvar a comunidade”, ou “prestar um serviço”.
Essa concepção estava presente tanto em projetos governamentais como o Projeto Rondon e a Universidade Solidária quanto em iniciativas dos estudantes, que sempre deram uma contribuição