Medicamentos
Propanolol -> É indicado para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (pode ser usado isoladamente ou em associação com outros agentes anti-hipertensivos, especialmente com um diurético tiazídico), de crônica, estenose subaórtica hipertrófica, profilaxia e tratamento de arritmias cardíacas: arritmias supraventriculares (taquicardias atriais paroxísticas, taquicardia sinusal persistente, taquicardias e arritmias devidas à tirotoxicose, extras-sístoles atriais persistentes), taquiarritmias ventriculares, extra-sístoles ventriculares, taquiarritmias por intoxicação digitálica, profilaxia de reinfarto de miocárdio, profilaxia de dores de cabeça de origem vascular, tratamento de tremores, tratamento auxiliaremfeocromocitoma.
Cuidados de Enfermagem:
•Propranolol deve ser utilizado com cuidado em utentes com diminuição da função dofígado e dos rins;
•Como a maioria dos medicamentos, o cloridrato de propranolol pode ser excretado noleite materno, portanto, deve ser utilizado somente sob orientação médica pormulheres que estejam a amamentar.
Digesan -> PRINCIPAIS: DISTURBIOS DIGESTIVOS PSICOSSOMATICOS DA SENECTUDE E DA ESTAFA MENTAL. DISCINESIAS GASTRODUODENAIS E BILIARES. COLOPATIAS ESPASMODICAS. ENXAQUECAS E MAL-ESTAR DE ORIGEM CELIACA. NAUSEAS. VOMITO. ANOREXIA. PARTICULARES: EXAMES RADIOLOGICOS DO TUBO DIGESTIVO. PREPARACAO DE EXPLORACOES ENDOSCOPICAS. VOMITOS ANESTESICOS. SOLUCOS. METEORISMO ABDOMINAL POS-OPERATORIO. MANIFESTACOES DIGESTIVAS APOS APLICACAO DE RADIOTERAPIA.
Cuidados de Enfermagem: A BROMOPRIDA E NORMALMENTE BEM TOLERADA, O QUE POSSIBILITA O SEU USO NA MULHER GRAVIDA, NO ANCIAO E NOS GLAUCOMATOSOS E DIABETICOS. CONTUDO, COMO OCORRE COM QUALQUER MEDICAMENTO, O EMPREGO DA BROMOPRIDA DEVE SER CAUTELOSO DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ. PACIENTES SUBMETIDOS ANTERIORMENTE A NEUROLEPTICOS PODEM APRESENTAR UMA SENSIBILIDADE ESPECIAL A ESTE TIPO DE PRODUTO. NO ESTAGIO ATUAL DE