Cidadania
Ser cidadão é ter direito de ter idéias e poder expressá-las.
Segundo a Constituição Federal todo cidadão tem direito a alimentação, moradia, educação e saúde – que são os direitos básicos –, no entanto nem sempre esses direitos são alcançados pelos cidadãos ou ,quando são, sem qualidade, visto que a saúde no Brasil todo está um caos, a educação com profissionais desvalorizados e vários outros fatores que nos mostra que está faltando a tão falada cidadania, porem esta também consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
A partir do momento que as pessoas ganharam o direito de ter direito, estas puderam e podem fazer muitas escolhas que antes não poderiam, como por exemplo, votar, direito de trabalhar dignamente sem exploração, enfim, de levar uma vida digna, porém é visível que com a desigualdade social – não que algumas pessoas não tenham direito – algumas pessoas não tem esses direitos na prática.
É importante ressaltar que com os direitos, ganhamos também os deveres, porém na maioria das vezes sabemos apenas cobrar e brigar pelos nossos direitos e nos esquecemos de cumprir nossos deveres como deveríamos. Fazer uma simples fiscalização de como está sendo a merenda escolar dos nossos filhos ou ir em busca das prestações de conta por parte dos políticos que nos representam e cobrar que a cidadania esteja sendo executada de igual maneira a todas as pessoas sem descriminalização é um dever de todos nós. Certos de que com isso estaremos exercendo a cidadania ao invés de achar que algo que acontece em nosso bairro ou em nossa cidade não acontece