Ciclos biogeoquímicos e o efeito estufa
Ciclos biogeoquímicos e o efeito estufa
Trabalho apresentado à disciplina Química referente ao 3ºBimestre de 2013.
2º Ano B
2. Desenvolvimento
2.1 Efeitos Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural. Ele segura parte do calor emitido pelos raios do sol, mantendo a temperatura ideal no planeta, fazendo com que o restante do calor volte para o espaço. Entretanto, o aumento de gases poluentes, como o CO2, na atmosfera pode aumentar o efeito estufa, já que eles não permitem que parte desse calor emitido pelos raios solares voltem para o espaço. Com isso há um superaquecimento do planeta causando o aquecimento global. Queimadas nas florestas, e até de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, são algumas atividades que aumentam a concentração desses gases poluentes causadores do aquecimento global, pois eles liberam uma grande quantidade de gás carbônico.
2.2 Ciclos do Carbono
Essencial para a atividade fotossintética dos seres clorofilados e para a manutenção do calor fornecido pelo Sol, o dióxido de carbono (CO2) entra na composição do ar atmosférico na proporção de 0,04%.
A atividade respiratória dos seres vivos e as combustões em geral, lançam anualmente mais de cinco bilhões de toneladas desse gás na atmosfera, provocando poluição.
Nos seres vivos, o carbono tem um papel estrutural e seus compostos são consumidos como reservatórios de energia.
Ao fim dos processos respiratórios, que visam a liberação da energia contida nas moléculas orgânicas, o gás carbônico reaparece com um dos produtos finais, sendo devolvido ao meio abiótico para reiniciar o ciclo.
2.3 Ciclo do Oxigênio
Entende-se por Ciclo do oxigênio o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfície da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente próximo) e a litosfera (a parte sólida exterior da