Influência do Ciclo de Carbono no Efeito Estufa
NO EFEITO ESTUFA
Nome
Professor
Universidade
Curso - Disciplina
Data
RESUMO
Os ciclos biogeoquímicos são responsáveis por tornar a vida possível, pois é a partir deles que o ciclo da vida começa e é através deles que a vida pode ser reciclada. Dentre os principais elementos que percorrem este ciclo, estão a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o carvão. A emissão de dióxido de carbono na atmosfera vem aumentando muito nos últimos anos, devido, principalmente, às queimadas de matas e de combustíveis fósseis. Estas atividades aumentam a concentração dos gases poluentes causadores do aquecimento global, pois eles liberam uma grande quantidade de gás carbônico. O excesso destes gases poluentes causa um desequilíbrio no ciclo de carbono, aumentando a temperatura do planeta. O derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar, o aumento da temperatura, estes e outros agravantes do meio ambiente são consequências do aquecimento global. E essas consequências do aumento das emissões de carbono na atmosfera podem ir muito além do aquecimento global, atingindo diretamente os seres vivos.
Palavras-chave: Ciclos Biogeoquímicos; Carbono; Efeito Estufa; Aquecimento Global.
1 INTRODUÇÃO
Tendo em vista que os recursos na Terra não são infinitos e a vida depende do equilíbrio dos ciclos biogeoquímicos dos elementos, é extremamente importante o processo de reciclagem da matéria, onde as substâncias são constantemente transformadas durante a composição e a decomposição da matéria orgânica.
É de suma importância o estudo destes ciclos, principalmente para analisar o impacto ambiental que um material pode causar no meio ambiente e nos seres vivos, monitorar a poluição, controlar o aumento de CO2 na atmosfera, etc. Em escala global, o aumento exagerado dos gases responsáveis pelo efeito estufa provoca o aquecimento do global, trazendo consigo diversas consequências, as quais, em sua maioria, são