osteoporose
Osteoporose é considerado uma doença caracterizada por
Alterações que comprometem a estrutura óssea causando fraturas.Este estudo é uma revisão dessa patologia que vem tendo alta taxa de mortalidade. E despertar interesse nos estudos de fraturas principalmente em idosos.
Desenvolvimento
• Definição
“Doença óssea sistêmica caracterizada por baixa massa óssea, deterioração da micro-arquitectura e diminuição da resistência do osso, que causa aumento da fragilidade óssea e aumento do risco de fraturas.”
• Fisiopatologia
A osteoporose atinge 60% as mulheres na pós menopausa e da raça negra,estima-se que uma a cada duas mulheres e um a cada cinco homens terão fraturas devido a osteoporose .
Por volta e 35 anos mulheres perdem aproximadamente 1% da massa óssea por ano e nos cinco primeiros anos pode-se perder ate 6% após a menopausa .Os homens apenas começam a perder massa óssea por volta de 50 anos e em cerca de 0,3 por anos uma taxa bem inferior comparados as mulheres.
A osteoporose enquadra-se no grupo de doenças metabólicas do osso caracterizado pela densidade diminuída .As fraturas pode ocorrer em todos os ossos,no caso do fêmur trabéculas ficam diminuídas.mais finas,ate se formar um verdadeiro furo, isso faz com que o fêmur fique muito frágil e daí então qualquer mal jeito esse fêmur se rompe aparecendo uma fratura.os lugares que mais ocorre fraturas são: colunas,pulso, quadril e fêmur .
A osteoporose pós menopáusica se caracteriza por um aumento da remodelação óssea com balanço de cálcio negativo e perda progressiva de massa óssea.O hipoestrogenismo pós menopáusico é responsável por esse processo tendo por outro lado faz a conservação da massa óssea em paciente sob terapêutica de recomposição de hormonal.
• Etiologia
A osteoporose pode ser desencadeada por diversos fatores. A pós-menopáusica aparece em mulheres de 51 a 75 anos