DETERMINAÇÃO DE NITRITO
Nitrito é a forma intermediaria do ciclo do nitrogênio, que pode resultar tanto da oxidação da amônia em condições aeróbicas, como da redução do nitrito em condições anaeróbicas.
Recursos / Materiais necessários Espectrofotômetro Membrana filtrante de 0,45µg. Cubeta de vidro, de 1cm Erlenmeyer de 125 ml. Pipeta volumétrica de 2 e 50 mL. Água livre de nitrito Solução de ácido clorídrico, HCl, 1N Solução de Hidróxido de amônio,NH4(OH), 1N. Solução padrão de nitrito Reagente de cor Óculos de segurança Luvas Jaleco Calçado de segurança
Interferentes
Incompatibilidade química torna improvável que irão coexistir cloro livre, e tricloreto de nitrogênio (NCl3) no NO2-.O NCl3 transmite uma falsa cor vermelha quando o reagente de cor é adicionada.
Os seguintes íons interferem por causa de precipitação sob condições de teste e devem estar ausentes: Sb3+, Au3+, Bi3+, Fe3+, Pb2+, Hg2+, Ag+, cloroplatinato (PtCl62-) e metavanadato (VO32-). O ion cúprico pode causar resultados baixos por catalisar a decomposição do sal de diazonio.
Íons coloridos que alteram o sistema de cor também devem estar ausentes. Remover os sólidos em suspensão por filtração.
Preparação da amostra
Nunca utilize ácido para preservação de amostras a serem analisadas para o NO2-. Fazer a determinação das amostras frescas para impedir a conversão bacteriana de NO2- para NO3- ou NH3. Para preservação a curto prazo de 1 a 2 dias, congelar a - 20 ° C ou armazenar a 4 ° C.
Execução da análise Verificar a presença de sólidos e o pH da amostra.
Desvio: 1. Se a amostra contiver sólidos em suspensão. 2. Se o pH da amostra não estiver entre 5,0 e 9,0.
Correção: 1. Filtrar através de um filtro de membrana com poros de 0,45µ m de diâmetro. 2. Ajustar com HCl 1N ou NH4OH conforme o necessário.
Medir volumetricamente 50 mL da amostra (ou u.ma porção