CICLO DO CARBONO, FÓSFORO, NITROGÊNIO E HIDROLÓGICO
3660 palavras
15 páginas
SUMÁRIO 1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0. DESENVOLVIMENTO 4
2.1. Ciclo do Carbono 4
2.1.1. Efeito estufa 5
2.1.2. Influências humanas 6
2.2. Ciclo do Fósforo 8
2.3. Ciclo do Nitrogênio 9
2.4. CICLO HIDROLÓGICO 9
2.4.1. O ciclo da água 10
2.4.2. Da superfície para a atmosfera 11
2.4.3. Da atmosfera de volta à superfície 11
3.0 conclusão 13
4.0 referências bibliográficas 14
1.0 INTRODUÇÃO
Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos naturais que, por diversos meios, reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos e depois, fazem o processo inverso. Assim, a água, o carbono, o nitrogênio, o oxigênio, o fósforo, entre outros elementos, percorrem esses ciclos transformando o planeta Terra em um sistema dinâmico. Todos os elementos químicos tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao ambiente. Como os recursos na Terra são finitos e a vida depende do equilíbrio natural desse ciclo, esse processo de reciclagem da matéria é de suma importância. A interferência do homem nos ciclos biogeoquímicos acelera o movimento de muitos materiais e assim os ciclos tendem a se tornar imperfeitos.
2.0. DESENVOLVIMENTO
2.1. Ciclo do Carbono
O elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO²) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.
O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o