Ecologia
O trabalho será discutido sobre os assuntos estudados no capítulo 12 (Fluxo de matéria e energia) do livro Biologia da Editora do Brasil. Abordaremos esse processo, mostrando de onde vêm à matéria que os seres vivos usam para suas atividades metabólicas, como eles fazem para obtê-la e a importância desse processo para a manutenção da vida.
COMO ACONTECE O FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA
No ecossistema, a luz solar representa a energia externa. Sem ela, os seres vivos não iriam conseguir se mantiver vivos. A fotossíntese é o processo que se dar inicio a energia de um ecossistema. A fotossíntese é como as plantas, algas e bactérias se alimentam. A partir disso, nasce a cadeia alimentar. A cadeia alimentar tem os produtores (que são as plantas, algas e bactérias) como primeiro nível trófico, os consumidores primários, que se alimentam de produtores e com isso, absorvem energia contida nesses organismos, os consumidores secundários que se alimentam dos consumidores primários, e assim, os consumidores podem estender cada vez mais a cadeia. Em toda a cadeia alimentar, encontramos os decompositores, que marcarão o retorno da matéria ao ambiente. Um exemplo de cadeia alimentar é: A árvore retira energia do Sol, a seguir, o gafanhoto se alimenta da árvore, sendo seguida pela ave que come o gafanhoto, depois a jaguatirica se alimenta da ave, que no final, as bactérias e fungos decompõem a matéria orgânica morta que retornara ao ambiente.
PIRÂMIDES ECOLÓGICAS
No ecossistema, a luz solar representa a energia externa. Sem ela, os seres vivos não Dentro do ecossistema nós temos indivíduos ocupando diferentes níveis tróficos, ou seja, níveis de alimentação. Então nós podemos representar isso com vários tipos de pirâmides ecológicas diferentes, que seriam gráficos.
Pirâmide de números: Ela vai esquematizar a quantidade