Anorexígenos
Ana Naíde e Maria Jocélia Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem - do Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - ICESP, como atividade da disciplina Farmacologia II, sob a orientação da Professora Juliana Toledo para avaliação semestral.
Águas Claras - DF
2013
Introdução Os medicamentos são importantes ferramentas terapêuticas no tratamento e profilaxia de diversas enfermidades, sendo em alguns casos considerados responsáveis pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Porém, para que a farmacoterapia produza resultados esperados e benéficos para o usuário é importante que a mesma seja utilizada em uma condição clínica apropriada, com doses e período de duração do tratamento adequado, de acordo com o quadro apresentado pela pessoa, além de ser de suma importância que o regime terapêutico seja cumprido.
Nos dias de hoje é possível perceber uma grande preocupação dos indivíduos com relação à estética e à imagem. Está ocorrendo uma valorização do corpo esbelto. Neste contexto, os medicamentos constituem-se um símbolo, como algo a ser consumido com a finalidade de boa saúde, beleza, bem-estar físico, mental e comportamental Os anorexígenos são considerados um exemplo de medicamentos que simbolizam a beleza, como um corpo magro.
1. Objetivo Geral
Avaliar os tipos de medicamentos anorexígenos, o seu mecanismo de ação.
2. Objetivo específico
Avaliar a interações dos anorexígenos, classificação, contra indicações, feitos adversos e quais estão disponíveis no mercado.
Discutir a suspensão da fabricação pela ANVISA
Anorexígeno, Anorético ou Anomirineronético são medicamentos com a finalidade de induzir a anorexia aversão ao alimento, falta de apetite são classificados como psicotrópicos, uma vez que agem no Sistema Nervoso Central.
Remédios desta classe são frequentemente