Anorexigenos
Obesidade é uma doença crônica inflamatória, cuja prevalência vem aumentando a uma velocidade alarmante no mundo todo e tambem no Brasil, em ambos os sexos e todas as faixas etárias.
A rotina do homem tem sido marcada pela correria em função do trabalho, estudos, etc. Com toda essa correria não há tempo para uma alimentação saudável e balanceada, assim, o famoso “fast food” torna-se a opção mais viável; não havendo, também, a oportunidade para a prática de atividades físicas. Dessa forma, o sedentarismo vem ganhando status e, consequentemente, a obesidade tem se tornado um dos “males” desse século.
Anorexígeno são medicamentos com a finalidade de induzir a aversão ao alimento, falta de apetite, ou seja, são os famosos remédios para emagrecer. Na maioria das vezes são as anfetaminas.
As anfetaminas são estimulantes do SNC (Sistema Nervoso Central), que aumentam a vigília, cortam o apetite e aumentam a atividade autônoma dos indivíduos. Algumas são capazes de atuar no sistema serotoninérgico, aumentando a liberação de dois importantes neurotransmissores a noradrenalina e a dopamina tendo como reação a redução do sono e da fome e provocando um estado de agitação psicomotora.
• Indicação
No Brasil, é usada no tratamento farmacológico da obesidade quando o paciente possui um IMC (Indice de massa corporal) maior que 30,0 kg/m² ou quando o indivíduo apresenta doenças associadas a obesidade, com IMC superior a 25,0 kg/m², em situações nas quais o tratamento com dieta, exercício ou aumento da atividade física e modificações comportamentais provou ser ineficaz repetidas vezes.
• Contra-indicação
Os anorexígenos são contra-indicados em pacientes com transtornos de ansiedade, em epiléticos (não tratados), na