serviço social fundamento historico serviço social
O processo Histórico quanto ao capitalismo. Nas histórias gráficas socioeconômicas três grandes virtudes compreendem o capitalismo.
O capitalismo teve sua categoria histórica como forma de economia que veio com a organização da produção que moveu entre o mercado e o lucro. O modo de produção capitalista definiu uma relação social entre o homem e produtividade. Daí surgiu outras estruturas sociais.
Os que possuíam maior poder aquisitivas a outra que nada tinha a oferecer além, da sua mão de obra e a força de trabalho. O capitalismo como uso aquisitivo do dinheiro antecedia muito a reformo do protestantismo.
A força do caráter do sistema comercial do capitalismo veio de uma forma mais organizada da produção que se move entre o mercado e o lucro.
Nas sociedades medievais as relações de trocas eram simples. Com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, as relações de produção no campo são invadidas por trocas que se tornam complexas, pois passam a ter o objetivo de acumular riqueza.
O emprego de salário assalariado significava para a burguesia uma forma de obter lucro. Nessa fase há uma crescente necessidade de mão de obra. Na cidade começavam a surgirás fábricas, que necessitavam de trabalhadores.
REFLEXÃO
* O QUE É MUDAR?
* QUAIS AS CONSEQUENCIAS DE DESEMPREGO ENQUANTO QUESTÃO SOCIAL?
* POR QUE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO É IMPORTANTE?
O ponto de partida para mudança é, antes de tudo, a adoção de um novo enfoque, de uma nova maneira de olhar os problemas de uma determinada sociedade, revendo hierarquias de decisão consagradas pelo tempo e pelos hábitos políticos do passado, que sempre relegaram o atendimento da população em geral a um lugar secundário nas estratégias de governo.
Mudar implica em evoluir, melhorar. Toda mudança implica em movimento e movimento é VIDA! A vida não é estagnada, parada. Tudo está em movimento o tempo todo.
As consequências do desemprego desencadeiam o aumento da criminalidade e favelização urbana.