CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
O QUE É UM CICLO BIOGEOQUÍMICO?
O ciclo biogeoquímico descreve as etapas de movimento de um elemento químico nos processos naturais do meio ambiente, transpassando o passo a passo e sua importância, variando sua estadia no ambiente físico e orgânico. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, podendo se acumular por longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.
Compreender as “etapas de vida” de um elemento, nos permite observar as características e propriedades desses sistema, identificando potenciais impactos ambientais que serão causados por substâncias danosas aos diversos ecossistemas. Existe uma interligação e dependência desses ciclos com a dinâmica da vida (nutrição, formação, obtenção de energia, alimentação e etc.). Então, qualquer alteração que desencadeie desordem nos processos naturais essenciais à vida.
CICLO DO CARBONO
O carbono é o elemento que em sua forma orgânica é encontrado nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e na forma inorgânica, encontrado nas rochas. Na natureza o dióxido de carbono (CO2), que está na atmosfera, é nossa maior fonte de carbono, as árvores e plantas conseguem separar o carbono do oxigênio através da fotossíntese, e incorporam o carbono liberado nesse processo em sua estrutura, principalmente na forma de carboidratos. As outras formas de vida que não fazem fotossíntese, conseguirão carbono por meio de ingestão, sendo distribuído através da cadeia alimentar.
Em etapas podemos descrever o CICLO DO CARBONO:
1. Processo da fotossíntese, no qual os organismos autotróficos fixam dióxido de carbono em formas reduzidas de matéria orgânica.
2. Organismos quimioheterotróficos, entre eles os protozoários, alimentam-se