ciclo pdca
As empresas brasileiras estão despertando para a busca de uma qualidade superior e de melhores condições de competitividade. Diante desta perspectiva, as organizações passam a enfrentar uma série de desafios nos quais precisam ser superados através da utilização de ferramentas eficazes de apoio à gestão dessas organizações.
Sob esta óptica, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) pode ser considerado uma ferramenta importante de apoio à gestão da qualidade de organizações, auxiliando os gestores no processo de tomada de decisões tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais.
2. DESENVONVIMENTO
O PDCA é uma ferramenta de controle de processos, em que consiste na sequência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. Também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e tem como foco principal a melhoria contínua.
O ciclo é um instrumento administrativo que auxilia na organização de um projeto, ou processo, e tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos em inglês:
Plan (Planejar): consiste em estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para que sejam realizados;
Do (Executar, fazer): é a etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no planejamento;
Check (Verificar, checar): analisar os dados e medir se os objetivos e metas foram alcançados da forma como desejado;
Act (Agir): definir quais as mudanças necessárias para garantir a