Poder E Domina O
Humanidades
Poder
Poder significa toda oportunidade de impor sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade.
Relações de Poder
Existem 4 formas de poder nas organizações:
Autoridade formal: Poder legítimo fornecido por lei, por tradição ou por carisma que fornece aceito socialmente.
Poder coercitivo: Imposição de vontade por ameaças e punições. A forma de poder mais condenada socialmente e que mais provoca reações de oposição por parte dos subordinados.
Poder de recompensa: Poder de reforçar um comportamento com um recurso desejado. Por exemplo, a recompensa pode ser dinheiro, tarefas de trabalho interessantes, promoções, aumento de mérito, informações importantes, colegas amigáveis, aceitação no grupo, posições de trabalho preferidas ou uma troca de favores.
Poder de competência: Domínio de especializações, habilidades especiais, contatos, clientes ou conhecimentos desejáveis para a execução de um determinado trabalho.
Dentre essas formas de poder, pode-se identificar 3 fatores que definem sua potência:
Necessidade/Urgência
Escassez
Insubstituibilidade
Dominação
Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.
Max Weber (1864/1920) – intelectual alemão, economista, historiador, filósofo e jurista. o autor mais influente no âmbito das ciências sociais, considerado um dos fundadores da sociologia.
Formas Puras de Dominação
Legítima
Dominação Legal
Dominação Tradicional
Dominação Carismática
Dominação Legal
A obediência baseia-se no poder que emana do estatuto estabelecido, da lei. Cria direitos e obrigações, regulando os atos de quem ordena e de quem obedece às ordens. Como esse tipo de dominação emana das normas estabelecidas, pode ser alterada por uma nova regulamentação.
Também chamada de Dominação Burocrática.