Ciclo De Vida Do Produto E Matriz BCG
As decisões de MKT devem ser analisadas sob à luz do ciclo de vida dos produtos/categoria de produtos. Os produtos passam por 4 estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Introdução
Quando um produto é lançado no mercado os profissionais de MKT procuram estratégias para enfatizar as características do produto, posteriormente eles enfatizam a marca. No primeiro momento trabalha-se para a formação da demanda pela classe do produto.
O intuito é que os clientes experimentem-no e passem a consumi-lo regularmente.
No estágio introdutório o gestor de marketing poderá adotar algumas estratégias diferentes:
Penetração – preço mais baixo que o mercado;
Penetração rápida – investimento pesado em publicidade e outras formas promocionais;
Penetração lenta – investimentos moderados;
Desnatando o mercado – preços mais elevados que o mercado procurando um nicho.
A organização deve entender que os lucros na fase de introdução são quase inexistentes, devido aos constantes ajustes no produto e na estratégia mercadológica. A empresa deverá promover um esforço extra para ter seus produtos no ponto de venda. Deverá criar promoções que atraiam tanto clientes como consumidores. Deverá também promover treinamento de equipes de venda e de promoção.
Crescimento
Esse estágio caracteriza-se pela ascensão das vendas. O produto já está com maior aceitação, a rede de distribuição já está formada e fazendo novos pedidos e os lucros começam a surgir. A tarefa de vender o produto se torna mais fácil devido o crescimento da demanda. Nesse estágio aparecem novos concorrentes atraídos pela demanda. Os gestores de MKT devem se esforçar para divulgar a marca e assim posicionar o produto.
Maturidade
Após a entrada de novos concorrentes a demanda e a oferta se estabilizam. As vendas são inalteradas e podem sofrer quedas devido à ação do concorrente. Nesse estágio o market-share está estabilizado. Geralmente o líder de mercado possui um fatia maior