Ciclo de vida do produto e Matriz BCG
1. O que vem a ser ciclo de vida do produto?
O ciclo de vida do produto compreende todas as etapas da existência de um produto, desde o seu planejamento até sua descontinuidade. Kotler afirma que os produtos passam por diferentes estágios ao longo de sua vida, onde cada estágio exige diferentes estratégias para buscar as melhores oportunidades de negócios e lucros. Costa e Talarico dizem que cada produto é planejado, lançado e passa por uma fase de crescimento até atingir sua maturidade, quando suas vendas diminuem até ser retirado do mercado ou adaptado para, então, reiniciar o ciclo.
2. Quais as principais fases do ciclo de vida do produto e como elas acontecem?
Diversos autores, como Kotler, Irigaray, Oliveira, Zygmunt e Costa e Talarico abordam as fases e do ciclo de vida do produto e as características de cada uma delas. Podemos elencar cinco principais:
a) planejamento: representa o processo de criação do produto que será comercializado no mercado. A duração do desenvolvimento varia em virtude da complexidade do produto, do grau de inovação e da presença de produtos concorrentes e substitutos. Nesta fase, a realização de pesquisa de mercado e a análise de viabilidade são de fundamental importância para que o produto satisfaça as necessidades dos consumidores com um padrão de preço justo.
Na etapa de planejamento a demanda precisa ser criada, demanda que muitas vezes não é percebida pelo consumidor. Diversos produtos não seguem as etapas do ciclo de vida clássico, o que tende a fazer com que o produto inicie já com uma curva descendente e saia de mercado antes de atingir as etapas seguintes.
b) lançamento: