Luana
Nome: Luana Caroline
Matrícula: 201420564
Disciplina: Introdução a Licenciatura de física B
Professor: Ulisses Leitão
Turma: 18A
Resumo:
Utilizamos os conceitos aprendidos durante as aulas de magnetismo para medir a força magnética gerada ao interagirmos um campo magnético com uma corrente elétrica.
Como os experimentos anteriores podemos obter o sentido e direção do campo magnético a da força magnética. E utilizamos uma balança para medir o seu modulo.
Objetivos:
Medir o modulo da força magnética gerada ao interagir um campo magnético com uma corrente elétrica.
Referencial Teórico:
Usamos como referencial teórico a regra da mão direita e a regra do tapa para calcularmos do sentido e a direção do campo magnético e da força magnética junto com os resultados obtidos nos experimento anteriores.
Como o valor obtido na balança é uma massa, para obter o modulo da força utilizamos a 2ª lei de Newton F=ma. E o conceito de braço de alavanca e equilíbrio para obtermos a razão entre a força magnética e a força calculada pela balança.
Material Utilizado:
Balança de Faraday, fonte elétrica, 2 ímãs fixos, uma barra de ferro em forma de retângulo, uma tábua e pedaços de madeira.
Procedimento Experimental:
Montamos o experimento e colocamos uma balança embaixo de um pedaço de madeira e colocamos uma parte da barra de ferro entre os 2 ímãs na extremidade contraria ao pedaço de madeira, ligamos a fonte e aumentamos os amperes gerados para analisar a mudança na medida de peso da balança.
Resultados e Análises:
Os resultados obtidos estão dispostos na tabela abaixo e a variação crescimento no gráfico que relaciona a variação corrente elétrica e força magnética.
Tabela com o ímã com o campo indo de cima para baixo(orientando-se pela mesa):
Carga elétrica em Ampere
Força em Newton
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Tabela com o ímã com o campo indo da esquerda para direita(orientando-se pela mesa): Carga elétrica em Ampere
Força em Newton