ciclo de pdca
Aula
25-26
27-28
1/31
isométrica
Eixos Isométricos
O traçado da perspectiva isométrica
Elementos relativos aos eixos isométricos
Isometria Simplificada
A posição no papel
Perspectivas Isométricas da Circunferência
Perspectiva Cavaleira
Coeficiente de alteração
Perspectiva Isométrica
Aula
25-26
27-28
2/31
Iso (mesma) e métrica (medida), indica que a perspectiva isométrica conserva as proporções das dimensões do objeto representado. Também é a perspectiva que apresenta o traçado com menor deformação.
O objeto é representado de tal maneira que permite demonstrar três de suas faces, que correspondem geralmente à frontal, lateral esquerda e superior.
Eixos Isométricos
Aula
25-26
27-28
3/31
A perspectiva isométrica baseiase num sistema de três semi-retas com o mesmo ponto de origem e formando um ângulo de 120 ° entre elas. As semi-retas recebem o nome de eixos isométricos e todas as retas paralelas aos eixos isométricos recebem o nome de linhas isométricas. As retas não paralelas aos eixos isométricos são denominadas linhas não isométricas. Aula
25-26
27-28
4/31
O traçado da perspectiva isométrica
Para traçar qualquer figura em perspectiva isométrica e necessário desenhar um prisma retangular para servir de auxilio. Ele é denominado prisma auxiliar e irá envolver a figura. Para desenhá-lo deve-se seguir a sequência abaixo.
Passo 1: trace os eixos isométricos e marque em cada um deles as dimensões de comprimento, largura e altura máximas a serem desenhadas. Passo 2: a partir das marcas que delimitaram comprimento, largura e altura trace linhas isométricas para determinar as faces do prisma.
Aula
25-26
27-28
5/31
Elementos relativos aos eixos isométricos
A perspectiva isométrica permite o traçado de tipos diferentes de linhas no interior do prisma. Isso porque o objeto a ser desenhado pode ter elementos do tipo paralelo, oblíquo ou circular em