Relatório Química
Práticas de Química QUI0209A
Técnicas de Separação de Misturas
Procedimento Experimental: Filtração Simples.
Para a filtração foi utilizado 0,1g de CaO pesado na balança analítica, este foi transferido para um copo de Becker de 150 mL. Com o auxilio da proveta graduada foi adicionado ao copo de Becker 50 mL de água destilada e foi agitada a mistura. O suporte universal foi montado com a argola de sustentação para abrigar o funil de vidro com seu respectivo papel filtro dobrado adequadamente e adicionado mais um copo de
Becker para reter a solução filtrada embaixo do funil.
Observações: ao passar 25 mL da solução no funil o óxido de cálcio ficou retido enquanto a água destilada ficou contida no copo de Becker. Notou- se que a filtração ocorre de modo lento e gradual.
Interpretação: o papel filtro devido a sua seção pequena consegue reter as partículas sólidas da solução permitindo uma filtração eficiente, recomendado para pequenas quantidades devido a demora na filtração.
Procedimento Experimental: Filtração a Vácuo.
Para este procedimento utilizamos os 25 mL da solução de óxido de cálcio + água destilada restante do experimento anterior, montando o sistema de filtração a vácuo que consiste no funil de Buchner e Kitassato, para o funil foi recortado uma anel de papel filtro e colocado em seu interior.
Observações: conectamos o Kitassato a bomba de vácuo ligando- a e vertemos 25 mL da solução no funil de Buchner onde o óxido de cálcio ficou novamente retido no papel filtro e a água destilada ficou acondicionada no Kitassato.
Interpretação: O sistema de vácuo permite uma filtração muito rápida através do papel filtro permitindo uma secagem adequada do funil e filtragem de grandes quantidades. A desvantagem é o custo superior do processo que utiliza mais equipamentos e energia.
Procedimento Experimental: Decantação de uma mistura sólido-líquido.
A decantação foi realizada ao se colocar areia em um copo de