Cicatrização de feridas
O ciclo celular e tipos celulares O ciclo celular é composto das fases: G1 (pré-sintética), S (síntese de DNA), M (mitótica) e G2 (pós mitótica). As células do corpo são dividas em três grupos com base na sua capacidade de regeneração e sua relação com o ciclo celular:
Células em divisão continua : células que se proliferam por toda vida.
Células quiescentes: células que demonstram níveis normal ou baixo de replicação, mas podem sofrer rápidas divisões quando estímuladas.
Células não divisiveis: células que não sofrem divisão mitótica na vida pós-natal.
Controle do crescimento celular A lesão, morte celular e deformação mecânica podem estimular a proliferação celular, porém o crescimento celular é controlado principalmente por fatores quimicos do ambiente, que estimulam ou inibem a proliferação celular. Várias substâncias quimicas podem afetar o crescimento celular, as mais importantes são os fatores de crescimento polipeptidicos (presentes no soro ou produzido pelas células).
Eventos moleculares que levam à divisão celular
União Ligante receptor: o fator de crescimento se liga a receptores específicos na superfície celular ou no interior da célula.
Ativação do receptor do fator de crescimento: a proteína tirosina- quinase é ativada após a união do ligante. Os receptores transmembrana que não possuem atividade quinase endógena recrutam proteínas quinase intracelulares para a periferia celular.
Transdução de sinal e mensageiros secundários: a fosforilação dos resíduos de tirosina em uma ou mais proteína-alvo é um evento crítico para a proliferação celular.
Fatores de transcrição: o método exato de transferência dos sinais para mitose através do citoplasma ainda é desconhecido. Entretanto, quando células quiescentes são expostas a fatores de crescimento é induzido um grande número de genes celulares.
Ciclinas: Os processos relacionados à divisão celular são controlados em parte por alterações