Nutrição e cicatrização das feridas
O presente trabalho será elaborado no âmbito do Mestrado em Saúde Pública, na disciplina de Nutrição em Saúde Pública, sob a orientação do Professor Doutor Rui Teixeira.
A escolha do tema nutrição e cicatrização de feridas assenta fundamentalmente na minha experiência como profissional de saúde. Como Enfermeira, deparo-me diariamente com a necessidade de prevenir lesões e promover a cicatrização de feridas existentes. A cicatrização de uma ferida resulta de uma complexa interacção entre inúmeros factores, sendo um dos quais o estado nutricional do doente. Desta forma, considero fundamental compreender o papel de cada um dos nutrientes intervenientes no processo cicatricial, de forma a poder planear intervenções nutricionais correctas e desejáveis. Pretendo com o desenvolvimento deste trabalho compreender o papel da nutrição e a sua influência no sucesso ou insucesso das intervenções, pois considero que actualmente as intervenções e ensinos ao doente e família que visam promover a cicatrização ou prevenção de feridas centram-se fundamentalmente na ferida e tratamentos locais, mais especificamente nos avanços tecnológicos no tratamento de feridas. Dada esta percepção resolvi aprofundar a temática, uma vez que pretendo conseguir dar uma resposta mais alargada e eficaz ao problema da prevenção e cicatrização de feridas. Desenvolver um trabalho baseado nesta temática terá para mim toda a pertinência e utilidade, pois de todos os factores que interagem na cicatrização, a nutrição pode depender em muito das intervenções dos Profissionais de saúde.
Inicialmente farei uma breve abordagem acerca do processo de cicatrização de feridas e das necessidades calóricas diárias, posteriormente analisarei especificamente o papel de cada nutriente no processo de cicatrização. Por último, apresentarei intervenções nutricionais fundamentais nos processos de prevenção e cicatrização de feridas, nomeadamente rastreio, avaliação e terapia nutricional. Abordarei, ainda, de