Qual é a Sua Obra - Resumo - Mário Cortella
“O homem é um animal racional”, dizia Aristóteles no século VaC, para definir o que é ser humano, portanto, acreditava que a capacidade de dedicar-se ao pensamento e não às obras manuais, definia a humanidade, e portanto a dignidade de alguém.
Platão acreditava que mesmo os pintores e escultores, quando morressem, deveriam ir para o inferno junto com os escravos porque faziam trabalhos com as mãos.
Em vários momentos da história mundial pessoas que eram obrigadas a viverem como escravas eram tratadas como se fossem menos inteligentes, menos “humanas”.
O mundo da antiguidade, que é a base da nossa sociedade ocidental, coloca o trabalho como um castigo do ponto de vista moral-religioso ou uma concepção de castigo à partir da vontade dos deuses na cultura grega. Ainda hoje pensamos um pouco assim!!!
Eu me vejo naquilo que faço, não naquilo que penso, a cada atividade que executo, o chão que eu varro, a minha cama que eu arrumo, a cada lição que aprendo, a cada livro que leio, a cada instante eu estou construindo o que eu sou, eu estou construindo A MINHA OBRA.
POIESIS do grego que significa minha obra, aquilo que faço, que construo, em que me vejo.
Você VÊ a sua casa do MINECRAFT como sua obra, você vê o desenho que vc fez como sua obra, você vê a música que vc toca como sua obra, você TEM QUE VER a cama que você arruma , os dentes que você escova todos os dias, a louça que você enxuga, a roupa que você guarda, as coisas que você faz e aprende na escola como sendo PARTE DA SUA OBRA... todas as vezes que você não se reconhece naquilo que você faz, todas as vezes que você olha para o que você fez e enxerga como não sendo parte de vc, vc se aliena, fica alheio, não se reconhece, portanto não tem reconhecimento.
Então vc precisa se reconhecer RE-CONHECER nas suas atividades, SE CONHECER DE NOVO.
Estudar cansa, mas não precisa necessariamente gerar estresse.
VOCÊ TEM QUE VER SENTIDO NO QUE VOCÊ FAZ!!!
Construa uma obra