Cibernética na administração
GRADUAÇÃO EM TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
MARCELO RODRIGO DA SILVA
CIBERNÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
JOÃO PINHEIRO
2013
MARCELO RODRIGO DA SILVA
Cibernética na Administração
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de teoria das organizações, como parte da avaliação referente ao 2º bimestre do 2º semestre em questão.
Profesor(a): Profª. Eremita Marques Nogueira
joão pinheiro
2013
CIBERNÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
“Além da sua função nas ciências existentes, a Cibernética certamente irá influenciar a própria Filosofia da Ciência, particularmente nos campos do método científico e da Epistemologia ou Teoria do Conhecimento...”.
Norbert Wiener, I Am a Mathematician (1956) p.328
O QUE É?
A cibernética é a ciência da organização efetiva e indicou a importância do papel da informação em sistemas regulatórios. A grande descoberta científica da cibernética foi a de que o feedback da informação está sempre presente na regulação de todo tipo de sistema (BEER,1983).
Um sistema eficiente possui equivalência na distinção de detalhes entre o receptor, o sensório e a capacidade do canal de suportar o tráfego. Se não houver equivalência, haverá desperdício de energia quando o sensório possuir maior capacidade de distinção em relação ao receptor porque as mensagens não serão suficientes para ativar todas as suas partes. Se o sensório possuir uma capacidade inferior a do receptor as mensagens se acumularão (BEER, 1979)
QUANDO, ONDE E PORQUE COMEÇOU?
A cibernética é originária da Segunda Guerra Mundial, desenvolvido pelo Cientista Norbert Wiener sobre pesquisas militares. A palavra Cibernética, muito utilizada na área da informática, porém Wiener (1948) a definiu como “Ciências das comunicações e controle nos animais e máquinas”.
A Cibernética, além de ser uma Ciência, tornou-se um campo de reflexão interdisciplinar, que estabelece os