Classicismo e Barroco, questionário respondido.
“Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI, chamado de classicismo, já que se manifestou no século XVI, em l527, quando o poeta Sá de Miranda retornou da Itália trazendo as características desse novo estilo. Este fato marcou o início dos tempos modernos”. (Fonte: HTTP://WWW.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura006).
a) Que outro nome pode ser dado a essa transformação? R: O classicismo também recebe o nome de Quinhentismo.
b) Que fatores levaram a tais transformações? R: Houve muitas razões pela qual o Classicismo surgiu, como a crise religiosa (época Reforma Protestante, que era liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem ultrapassou os limites da sua terra) e o surgimento da Imprensa que contribuiu demais para a divulgação das obras de vários autores (gregos, etc) proporcionando mais conhecimento para todos.
2- O que define, resumidamente, o termo Classicismo? R: Nesse período, retomou-se a influencia da cultura Greco-romana (ocorreu antes do humanismo), onde o homem voltou a ser “o centro das atenções” para ele mesmo, diferente de antes, quando Deus era o centro das atenções.
3- Quais são as principais características do Classicismo? R: O Racionalismo é uma característica muito importante do Classicismo, a razão predomina sobre o sentimento, expressavam-se os sentimentos através da razão. Temos também o Universalismo, a perfeição formal e o Humanismo, o homem dessa época se libertava dos dogmas da igreja, ele passa a se preocupar com si próprio, cultivando sua capacidade de produzir e valorizando sua existência, mas a religiosidade não desapareceu por completo. Na perfeição formal, coisas como rima, métrica, correção gramatical, etc passam a ser motivo de preocupação e atenção. Passou a se preocupar mais com os assuntos de preocupação