Cibernética na administração
A cibernética é uma ciência criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 e 1947. Wiener foi o matemático, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e trabalhou na criação de mísseis dirigidos. A partir deste trabalho, aprofundou seu interesse pela manipulação de informações, no seu livro relata o resultado de seu estudo sobre controle e comunicação no animal e na máquina, além de detectar uma analogia tre máquinas e o cérebro e sistema nervoso do homem. Os trabalhos iniciais de Wiener sobre computadores e neurologia levaram-no a estudar padrões de comportamento de controle que ele acreditava serem significativos. Em seu livro ele define a cibernética como o estudo da regulação e controle em sistemas, com ênfase sobre a natureza do feedback.
A cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar destinada a estabelecer relações entre as várias ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma outra ciência e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais. A cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, ou seja, nas máquinas. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento.
A cibernética compreende os processos físicos, fisiológico, psicológicos etc. de transformação da informação. Os conceitos desenvolvidos pela cibernética são hoje amplamente utilizados na teoria administrativa. As noções de sistema, retroação, homeostasia, comunicação, autocontrole etc. fazem parte integrante da linguagem utilizada na Administração.
[pic]
Conceitos
Sistemas
O campo de estudo da cibernética são os sistemas. Pode-se definir um sistema como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia ou matéria) e fornecendo saídas (informação, energia