CIANETO
As ideias presentes nesse trabalho tem por finalidade o esclarecimento e detalhamento envolvendo o íon cianeto. Na introdução é abordado todo o conhecimento histórico até hoje sobre o cianeto,abordando a origem do cianeto desde a Roma Antiga até a sua utilização como arma na primeira e segunda guerra mundial, a utilidade como veneno usado por guerrilheiros e espiões. O objetivo é mostrar como o cianeto esta presente tanto na industria, quanto na parte agrícola e até como sistema de defesa de certos animais. Além disso é abordado a toxidade do cianeto,seu mecanismo de ação, medicamentos com o principio ativo contendo o cianeto, sintomas de contaminação e o tratamento utilizado em caso de ingestão e contaminação pelo próprio. Além de mostrar outras fontes de cianeto. Também é abordado métodos disponíveis para a analise de cianeto focando no método de colorimetria e o detalhamento do método utilizado em laboratório para a realização da analise.
1. OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo, demonstrar e abordar a historia do íon cianeto, de suas funções, de como é empregado na química e no dia-a-dia, sua toxidade e de como ele é determinado por analise colorimétrica em um laboratório.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Conceitos Gerais
As nitrilas ou cianetos constituem um grupo de compostos orgânicos resultantes da substituição do átomo de hidrogênio de cianeto de hidrogênio ou ácido cianídrico (H-C≡N). Portanto, essa classe de compostos é caracterizada por conter o seguinte grupo funcional:
-C≡N
Esses compostos se apresentam em sua maioria (nitrilas alifáticas com até 14 carbonos) na forma liquida, sendo insolúveis em água e bastantes tóxicos.
O próprio ácido cianídrico é considerado a nitrila de estrutura mais simples e também a mais tóxica. Ele é um liquido nas condições de pressão e temperaturas ambientes, mas seu ponto de ebulição é muito baixo (26°C); por isso, em temperaturas um pouco maiores,