Trabalho bio
Umas das caracteristicas que podemos citar é que as condições abióticas é um fator favavorável, os animais pode chegar a lugares que são desfavoráveis ao nosso ponto de vista e habitar sem nenhum tipo de problema, nesse caso essas espécies passam a ser pioneiras. O intemperismo é predominante.
As sucessões podem ser classificadas em :
Primaria: quando o lugar nunca foi habitado, rocha nua.
Secundaria: quando ocorre em um lugar já habitado, nesse segundo ocorre o clímax.
SUCESSÃO ECOLÓGICA
Sucessão ecológica é o nome dado à seqüência de comunidades, desde a colonização até a comunidade clímax para determinado ecossistema.
As espécies de cada etapa podem ser diferentes, ou podem conviver em estratos diferentes na comunidade clímax.
Existem quatro tipos de sucessões:
Primárias, quando a evolução se dá a partir da rocha nua ou solo desprovido de organismos,
Secundárias, quando estas se dão após um desastre ambiental, como por exemplo um desabamento, derramamento de lava, uma inundação ou por ação antrópica.
Autotróficas, quando um ambiente, oferecendo componentes abióticos necessários; sais minerais; água, sedia o desenvolvimento de comunidades autotróficas.
Heterotróficas, quando um ambiente, oferecendo componentes bióticos necessários; matéria orgânica, sedia o desenvolvimento de comunidades heterotróficas.
Há três fases numa sucessão:
comunidade pioneira ou ecese, comunidades intermediarias ou séries, e a comunidade clímax.
Numa sucessão, temos inicialmente as comunidades pioneiras (primeiros seres vivos a ocuparem um substrato), seguido por comunidades intermediárias que apresentam um nível maior de diversificação e, finalmente a comunidade clímax, quando a comunidade atinge seu grau máximo de desenvolvimento e equilíbrio.
Inicialmente, temos um predomínio de seres autótrofos e espécies de pequeno porte e