Ci ncias do ambiente
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FELIPE SACHET COLOMBO
JIVAGO FABRO ARCARO
KARINA MALISKA CECHINEL
RAFAEL VITALLI MARANGONI
VINICIUS MARCOS UGIONI
PISO ECOLÓGICO
CRICIÚMA – 2015
FELIPE SACHET COLOMBO
JIVAGO FABRO ARCARO
KARINA MALISKA CECHINEL
RAFAEL VITALLI MARANGONI
VINICIUS MARCOS UGIONI
PISO ECOLÓGICO
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências do Ambiente solicitado pelo Prof. Éder Costa Cechela.
CRICIÚMA – 2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 01 5
Figura 02 6
Figura 03 7
Figura 04 8
Figura 05 9
Figura 06 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PISO ECOLÓGICO
O piso ecológico é um tipo de pavimento que permite a passagem de água e ar através de seu material, possibilita a permeabilização e a drenagem do solo fazendo diretamente o escoamento da água da chuva, minimizando o impacto de água empoçada e até mesmo enchentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
. Ele é dividido em grades que ficam em cima de solos gramados que além de permitirem a passagem de água, oferecem mais oxigênio à atmosfera e mais beleza a cidade porque são mais bonitos que o asfalto. Esses tipos de pavimento são ideais para regiões ou cidades que sofram de problemas constantes de enchentes, como a cidade de Criciúma, que sofre inundações em períodos de chuvas.
Atualmente pavimentos permeáveis representam somente uma pequena parte de toda a pavimentação realizada no mundo. Com a crescente preocupação com questões ambientais, bem como os problemas de drenagem urbana, está ocorrendo um crescimento percentual acentuado do uso de materiais permeáveis na pavimentação de áreas urbanas.
Figura 01 – Piso ecológico convencional. Fonte: http://www.gerenciaobras.com.br/
3 PISO ECOLÓGICO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
O piso ecológico normalmente é feito de peças de concreto e geralmente preenchido com grama, mas há ainda opções como pedra, areia e