F.Q.
João Nº12
António Nº3
Ana Rita Nº1
Constituição da atmosfera: A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
O ar seco contém, em volume, cerca de
78,09% de nitrogênio,
20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%. A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5 x 10^18 kg, sendo que três quartos dessa massa estão situados nos primeiros 11 km desde a superfície. A atmosfera terrestre tornase cada vez com menos partículas conforme se aumenta a altitude, e não há um limite definido entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
Apenas em altitudes inferiores a 120 km a atmosfera terrestre passa a ser bem percebida durante a reentrada atmosférica de um foguetão, por exemplo. De que é constituída a atmosfera:
Os elementos químicos que estão presentes em todos os organismos são principalmente o carbono, hidrogênio, oxigênio e o azoto.
A maioria destas substâncias podem originar entre si mais diferentes tipos de átomos.
Apesar desta matéria parecer homogénia não o é, pois apresenta uma mistura de substâncias, formando, assiam, o ar que respiramos.
A atmosfera é constituida por diferentes camadas:
A troposfera; a mesosfera, a estratosfera e a termosfera
Troposfera:
O ar que respiramos provem dela sendo que ela atinge os 15km de altura; apresenta cerca de 75% do ar de toda a atmosfera; nela acontecem os fenómenos metereológicos; não existem seres vivos fora da troposfera; a