F.Q relatório
Biologia&Geologia
Márcio Miguel Barbosa Tavares
Nº12
11ºA
Escola EB 2,3/s Aquilino Ribeiro
Índice
Objetivo do trabalho 1
Introdução 1,2
Materiais 2
Procedimento experimental 2
Registo de resultados 3
Conclusão/crítica 4
Bibliografia. 5
Objetivo do trabalho
O Objetivo desta atividade laboratorial é conhecer as técnicas de extração de DNA das células, Compreender o processo necessário à extração do DNA e visualizar o DNA através do microscópio.
Introdução
ÀCIDOS NUCLEICOS
O DNA(ácido desoxirribonucleico) é o suporte da informação biológica onde estão inscritas as caracteristcas do nosso organismo, constítuido por duas cadeias polinucleótidicas unidas por pontes de hidrogénio entre as bases complementares
Nas células eucarióticas o DNA está contido no núcleo, enquanto que nas células procarióticas o DNA está espalhado no citoplasma da célula.
A estrutura do DNA é constituída por várias sequências de nucleótidos, unidade básica dos ácidos nucleícos, cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato.
Os nucleótidos ligam-se entre si por ligações entre o grupo fosfato de um núcleótido e o carbono 3’ da pentose do nucleótido seguinte. Repetindo-se no sentido 5’-3’.
A ordem e a sequência dos nucleótidos determinam as características do índividuo.
A molécula de RNA é composta por uma só cadeia polinucleotídica que, em certas formas e zonas, pode dobrar-se sobre si devido á formação de pontes de hidrogénio entre as bases azotadas.
As diferenças entre o DNA e o RNA são:
Materiais
Cebola
Almofariz
Bisturi/faca