Relatório de visita de estudo à central do pego
Escola Secundária ...
Alunos (as):
-------------------------------------------------
Turma B – 10º ano
Visita de estudo realizada no âmbito da disciplina de F.Q/ A
Local: Central Termoelétrica do Pego - Data: 08 de Abril de 2013
Objetivos: Motivar os alunos para o conhecimento científico; consolidar conhecimentos científicos adquiridos; referir a importância dos recursos energéticos para o desenvolvimento económico; compreender o impacte ambiental resultante do aproveitamento dos recursos energéticos; compreender alguns fenómenos naturais com base em conhecimentos científicos; compreender produção, transporte e distribuição de energia elétrica em larga escala; indicar vantagens e inconvenientes da utilização de energias renováveis e não renováveis.
Material de apoio: folheto; manual de português 10º ano.
Organizadores: ...
-------------------------------------------------
Data do relatório: 12 de Abril de 2013
SUMÁRIO: * Diferentes momentos da visita; viagem para o Pego; visita à Central; regresso a Porto de Mós. * Locais visitados: Central Termoelétrica do Pego
INTRODUÇÃO: * Conteúdos programáticos abrangidos: energia elétrica, a sua produção, transporte e distribuição.
-------------------------------------------------
PARTE CENTRAL
Observou-se que a Central do Pego, implementada na margem esquerda do rio Tejo e nas proximidades de Abrantes, contribui para a produção nacional de energia.
Aprendeu-se que o carvão, vindo de várias partes do mundo, chega ao Porto de Sines em navios de grande tonelagem. O seu transporte até à Central do Pego é efetuado por via férrea. Aí é descarregado pela base dos vagões e levado em telas transportadoras cobertas para silos, no interior da Central ou para o Parque de Carvão, no exterior. O carvão é reduzido a pó nos moinhos, antes de ser queimado na caldeira. A sua queima dá origem a escórias, a cinzas e a emissões atmosféricas.
A água é aquecida na caldeira de