Discurso do método
2) Os quatro preceitos do método de Descrtes eram: I. Não julgar como verdadeiro sem antes ter provas de que tal o é, evitando dessa forma precipitação das ideias e a precipitação da verdade. II. Dividir as dificuldades em tantas partes necessárias para que haja uma melhor resolução. II. Partir do principio de que o conhecimento não se precede um ao outro e que eles devem ser conduzidos de forma crescente. IV. Fazer tantas enumerações e revisões as necessárias para que haja a certeza de que esta tudo completo, de que não falta nada.
3) Para Descartes, o conhecimento através dos sentidos não podem ser verdadeiros, pois os sentidos são enganosos. Em seu livro "O Discurso do Método", ele cita o exemplo de como a visão nos engana em ralação ao sol, pois nós vemos o sol de um tamanho um tanto o quanto menor do que ele realmente o é.
4) A moral provisória é o estado que Descartes acreditava que alcançar quando sua razão não mais o permitiria a chegar a nenhuma verdade. As máximas de Descartes são: I. Obedecer as leis de sua país e seguir a religião que Deus lhe deu, seguir as opiniões mais distintas do excesso e aquelas que viam dos mais sensatos, para não seguir sua própria. II. Ser firme nas ações e constante nas opiniões duvidosas. III. Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo primeiro e aceitar que não é tudo que esta em nosso controle, a partir do momento em que a ação é exterior ao homem, ela não o pertence mais.